Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2016

EM CIMA DAQUELA PEDRA...

 
                         
 
Talvez eu precisasse de um olhar mais amigo e cordial...
A minha alma se inquieta quando vejo certas esculturas encravadas na paisagem natural. Mau humor, só pode ser... Ou uma certa inveja por não saber moldar um simples boneco em papel marchê.
 
Mesmo gostando da arte dos homens, a arte da natureza me parece tão absoluta, que ambas não deviam disputar o mesmo espaço. Uma em cima da outra? Dá um nó, um embaraço...
 
Nada contra a estética da obra, pois meu conhecimento miudinho se resume a distinguir os olhos e o nariz de um Aleijadinho e o vigor dos bustos de Rodin. Aos artistas, então, peço meu perdão...
 
É mais pelo local onde foram colocadas. Parecem estar sempre onde não deveriam estar. Lá no Itararé, em São Vicente, quando miro a pedra da feiticeira, rústica e milenar, cravada na areia e ungida pelo mar, vejo no topo a estátua de ferro cimenticolada a me torturar... É bonita! Mas, não tinha outro lugar?
 
Assim é também com o peixe gigante na chegada da cidade de Santos. Mistura dúbia de sentimentos... De um lado, o símbolo da volta, a alegria do retorno para o meu lar à beira mar. De outro, a presença angustiante de um peixe fora da água entre vias expressas e carros a passar... 
É lá que deveria estar? Não tinha outro lugar?
 
Tem também as cabeças gigantes da rotatória de Praia Grande. Sinto poder e medo quando as vejo. Parecem ali, em vigília... Mas ficariam melhor em Brasília!

A arte é a expressão cultural dos seres humanos e não deve ficar restrita aos museus. Deve estar integrada ao urbano. Minha cabeça concorda. Meus olhos e o coração, às vezes, não.
Imagino sempre, um Deus-criador lá do alto, olhando a estátua colada na pedra e pensando com certa ironia...  Tinham que colocar justo aí em cima?

 
*                                   *                                        *                                     *
 
                                           Foto gentilmente cedida por Emilio Pechini
 

******************************************************

 

 

 

 

 


 *                 *                      *                     *                     *                      *                   *        

                    EU QUERO!!!! ... e a promoção continua!!! Neste mês mais dois livros infantis
                   "Era uma vez uma coisinha" para sorteio. Escreva  "eu quero" no seu comentário
                    no blog e boa sorte!
 

******************************************************

 

 

 

 

7 comentários:

  1. Às vezes sinto o.mesmo, ao olhar algumas esculturas, mas jamais descreveria de um jeito tão leve, divertido e poético.
    Amei..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentimentos contraditórios, não é mesmo Soninha? Adoro arte , mas tem certos lugares.... rs

      Excluir
  2. Concordo, vizinha. Totalmente destoante, intrusa, desnecessária...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não sei descrever com belas palavras o meu descontentamento da estátua exposta na pedra da feiticeira, portanto, digo apenas que, detestei desde o primeiro dia em que a vi. Detestei o local em que a colocaram. Violaram a bela obra executada pela ARTISTA NATUREZA, "A PEDRA DA FEITICEIRA".

    ResponderExcluir
  6. Não sei descrever com belas palavras o meu descontentamento da estátua exposta na pedra da feiticeira, portanto, digo apenas que, detestei desde o primeiro dia em que a vi. Detestei o local em que a colocaram. Violaram a bela obra executada pela ARTISTA NATUREZA, "A PEDRA DA FEITICEIRA".

    ResponderExcluir