Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

DISCUTINDO A RELAÇÃO...

 

Em casa tinha pato, coelho, tartaruga, cachorro, pintinhos... E uma coruja que iluminava as noites com seus olhos grandes e acesos tocando medo na vizinhança. Era uma boa coruja. Bem agourada. O mundo animal coexistia em liberdade dando alegria à nossa infância.

Os bichos soltos, vira e mexe apareciam em espaços alheios. O coelho corria atrás do pato. O papagaio denunciava o fato. E a cachorra, sempre bondosa, com os pintinhos em cima da barriga rósea. Sissi era dócil. Amiga. Peluda. Mas o que surpreendia era o seu ódio pela tartaruga!

À noite dormiam no mesmo espaço. A cascuda era dureza. Em câmera lenta e sorrateira, mordia a cachorra na pata traseira. Sissi não latia. Segurava a agonia e preparava o revide. Colocava o focinho e virava a tartaruga de casco pra baixo. Com as patas para o ar! Até que alguém fosse desvirar.

Até tomate cru a Sissi comia para tirar da inimiga íntima o motivo da sua alegria. Era um ódio danado. Talvez, uma disputa direta pelos nossos afagos. Colocamos as duas em quintais separados.

Para nossa surpresa, a tartaruga cruzava a cozinha todo santo dia para dar no quintal da cachorra. Outra vez, era a Sissi que ia até o outro quintal só para ficar rosnando para a cascuda. Havia ódio e amor naquela rusga.

A briga só terminou quando a Sissi envelheceu e perdeu a energia da disputa e o prazer da vingança. Já velhinha, queria sossego e paz. A tartaruga ficava no seu canto e não provocava mais.

Talvez, dentro do seu casco, seu velho e mole coração soubesse a imensa vantagem que tinha. O tempo é distinto entre as raças. Por muito mais anos ela ainda viveria. 

Agora apenas curtia... o resto curto e sonolento da canina companhia.

  

*                           *                         *                                                 

               



3 comentários:

  1. Muitas saudades desses tempos... Casas e quintais grandes. Com vários animaizinhos convivendo.. Nem sempre pacificamente.
    Inês, descrevendo linda e graciosamente essa época.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Linda amizade. E super sincera acima de tudo

    ResponderExcluir