Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2018

TÊNIS E PARDAIS...


Manhã bela. Abri alegre a janela. A estranha visão me desconsertou. Sol entre as nuvens e um par de tênis cinza imundo pendurado no fio de alta tensão. Ao lado, dois lindos pardais confundindo minha visão e a paisagem da janela que deveria ser somente azul e bela.
Algum moleque mais velho lançou para o alto o tênis de um pequeno? Uma espécie de bullying perigoso e certeiro? Mas não existem tantos moleques malvados por aí. E os tênis estão por toda parte nos fios de muitas cidades. Pendurados pelas ruas e esquinas. Guardo essa lembrança de menina.
Foi um arremesso perfeito. Amarraram os cordões do tênis e giraram até se enrolarem no fio por inteiro. Quem conseguiu, ganhou o prêmio! Mas tênis são caros. Quem brincaria assim? Diante das dúvidas e o Google à mão, descobri que esta prática vai além da simples brincadeira. Por detrás, tem muito fio e muita teia.
Dizem que a prática começou com a máfia nos Estados Unidos há década atrás. Indicava os territórios demarcados por bandidos ou marginais. A chamada “área dominada”. Diante da descoberta nada engraçada, parei de investigar.
À tarde a minha esperança era que tivessem chamado a companhia elétrica. A prefeitura ou o homem aranha para a façanha de tirar o par de tênis da frente da janela.                                                                                    Nada aconteceu. Lá ficou o par cinza e imundo, estragando o meu plano de fundo. E hoje, por ironia, dois canários da terra pousaram para lhe fazer companhia! 
Se aqueles pássaros falassem, diriam que somos tolos jogando tênis ao léu! Mas pássaros são divinos. Não falam, nem usam tênis. Usam asas. E é deles o céu! 


*                                 *                                                                


                     *Matéria sobre os tênis pendurados. Link abaixo.



3 comentários:

  1. Olha.. me deleitando e aprendendo..
    Lendo Inês Bari.
    Ótimo

    ResponderExcluir
  2. Pois é, lendo, adorando e aprendendo! Parabéns! ������������������

    ResponderExcluir